O QUE FAZER EM ILHA GRANDE: DICAS DE PASSEIOS + MELHORES PRAIAS (Parte 3)

Agora que você já sabe como chegar até a ilha, chegou a parte mais esperada deste post: O que fazer em Ilha Grande?


Como o nome já diz, o lugar é grande mesmo. E com tanta coisa linda pra se ver, planejar uma viagem para Ilha Grande requer um pouco de planejamento antecipado, principalmente se você tiver pouco tempo de viagem.

Mas para te ajudar a montar seu roteiro, vem com a gente que nesse post vamos te mostrar tudo o que fazer em Ilha Grande, incluindo:

· Praias de Ilha Grande

· Trilhas em Ilha Grande

· Passeios de barco em Ilha Grande


Praias de Ilha Grande


É claro que vamos começar a nossa lista sobre o que fazer em Ilha Grande mostrando as melhores atrações: suas praias paradisíacas de águas azuis cristalinas.

Tivemos que reduzir consideravelmente a nossa lista, já que são mais de 100 praias que compõem a ilha. Mas fique tranquilo(a), pois nós separamos as mais procuradas e conhecidas pelos turistas.

Importante | O acesso às praias de Ilha Grande se dá através de trilhas e passeios de barco, que iremos mostrar na sequência.


Praia de Lopes Mendes


Não é à toa que Lopes Mendes é considerada uma das melhores e mais belas praias do Brasil. Com 3 km de extensão de uma areia branquinha e fina, o mar da praia de Lopes Mendes também surpreende todos os turistas com suas águas cristalinas que variam em um tom azul-esverdeado.

Praia de Lopes Mendes: uma das mais bonitas do Brasil. Foto: Nathan Chor / CC BY-SA

Apesar de não ser tão profundo, o mar de Lopes Mendes é aberto e costuma ser violento em algumas partes – esse é um dos motivos da praia atrair um bom número de surfistas. Por isso, recomendo que você caminhe até o canto esquerdo, onde há uma fonte de água doce, que é o local menos movimentado da praia e com ondas mais tranquilas.

Como chegar | pela trilha T11, saindo da Praia do Pouso ou passeio de barco.


Praia Dois Rios


Rodeada pela paisagem natural e com 1 km de extensão, o mar da Praia Dois Rios chama bastante atenção dos surfistas.

O incrível visual da Praia de Dois Rios. Foto: Nathan Chor / CC BY-SA

Separada por dois rios, essa praia tem uma grande importância histórica para Ilha Grande: a fama desta praia se dá devido ao famoso Presídio Cândido Mendes, que fechou em 1994.

Hoje, além das ruínas, o local funciona como o Museu do Cárcere e recebe muitos turistas.

Como chegar | pela trilha T14 ou passeio de barco.


Praia do Caxadaço


Queridinha por muitos, a Praia do Caxadaço é bem escondida e oferece águas bem tranquilas, ideal para curtir um bom banho de mar rodeado pela Mata Atlântica.

As belas águas da Praia do Caxadaço. Foto: Rafael Rabello de Barros / CC BY-SA

Além disso, ela é bem pequena, algo em torno de 50 metros. Segundo relatos históricos, a praia já foi local de desembarque de escravos e ponto de observação de piratas.

Como chegar | pela trilha T14 ou passeio de barco.


Praia de Parnaioca


Sabe aquelas praias enormes e desertas de filmes? Sem construções e ambulantes? Conheça então a Praia de Paranaioca.

Foto: Google Imagem

Além da praia de água verde transparente e mar calmo (apesar de ser mar aberto), também é possível conhecer o Rio Parnaioca, que fica do lado direito com uma ótima piscina natural, além da cachoeira.

Ou seja, um verdadeiro 3 em 1: praia, rio e cachoeira. Tem algo melhor do que isso?


Como chegar | pela trilha T16 ou passeio de barco.


Praia do Aventureiro


Vizinha das praias que ficam ao sul e leste de Ilha Grande – que são restritas aos pesquisadores – a Praia do Aventureiro fica em uma pequena vila de pescadores.

Por ficar em uma área de preservação ambiental, essa praia é rodeada pela beleza da Mata Atlântica. A areia é cheia de grandes pedras e as águas são bem clarinhas, porém o mar costuma ser bem agitado por lá.

O famoso coqueiro da Praia do Aventureiro. Foto: Leandro Gomes Moreira

Mas o que mais chama a atenção dos turistas na Praia do Aventureiro é coqueiro inclinado, o local preferido para tirar fotos.

Você também pode aproveitar pra conhecer dois mirantes que oferecem lindas paisagens, que são o mirantes do Sundara e do Espia.

Como chegar | pela trilha T09 ou de barco.


Praia Saco do Céu


A Praia Saco do Céu é na verdade uma baía na Enseada das Estrelas, onde há diversas praias, como da Feiticeira, Iguaçu, Camiranga, Fazenda e de Fora.

Sua água possui um lindo tom esverdeado e é rodeada pela Mata Atlântica. Por lá é possível encontrar bons restaurantes aos arredores, e por isso esta praia recebe muitos iates e lanchas.

Praia Saco do Céu. Foto: Marcio Sette / CC BY-SA

O grande diferencial vem à noite, quando as estrelas refletem na água. Mas para admirar esse visual, é preciso se hospedar em alguma pousada ou em casas de pescadores na Enseada das Estrelas, já que as trilhas e os passeios de barco não funcionam durante à noite, e não seria possível voltar de lá.

Como chegar | pela trilha T02 ou de barco.


Praia dos Meros


Assim como Lopes Mendes, a Praia dos Meros também é considerada uma das mais bonitas de Ilha Grande.

Foto: Google Imagem

Se você procura um lugar pequeno e isolado para relaxar, essa praia é uma ótima pedida: suas águas são bem calmas e transparentes, com um tom verde incrível. Ela também é ótima para a prática de snorkel.

Como chegar: Só com passeio de barco.


Ilhas Botinas


Ao planejar o que fazer em Ilha Grande, vale também considerar as Ilhas Botinas. Elas ficam em Angra dos Reis e são consideradas o cartão postal da cidade, e podem ser visitadas saindo de Ilha Grande.

Foto: Google Imagem

A água azul cristalina e as mini ilhas trazem um visual paradisíaco. Se você quer conhecer os peixes da região, o local é ideal para a prática de snorkel.

Como chegar: As Ilhas Botinas fazem parte do roteiro do passeio de lancha chamado Ilhas Paradisíacas.


Lagoa Azul


Não, não estamos falando do clássico filme da Sessão da Tarde, mas podemos dizer que o nome dado a este paraíso na terra foi em referência ao filme.

Lagoa Azul: um paraíso em Ilha Grande. Foto: Ana Carolina no Nascimento Guimarães / CC BY-SA

A Lagoa Azul não é uma praia, e sim uma piscina natural com um mar raso e calmo, ótimo para crianças. Mas o que surpreende mesmo é a cor da água: um tom azul de encher os olhos. Todo o local é encantador, e por isso é tão conhecido e apreciado entre os turistas.

Por lá também é possível praticar o snorkeling e ver um monte de peixes.

Como chegar: Apenas de barco.


Lagoa Verde


A fama não se iguala à Lagoa Azul, mas em questões de beleza há um tremendo empate! 

A Lagoa Verde é outra piscina natural e, como já diz o seu nome, de água verde. Além da cor bonita, a piscina é calma e rasa, sendo possível observar peixes e ver os corais que dão o tom da água. 

A encantadora Lagoa Verde. Foto: Glauco Umbelino / Flickr

Também é um ótimo local para aproveitar Ilha Grande ao lado da família e crianças.

Como chegar: Passeio de barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ae!!!