Para o secretário especial de turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, não há motivo para os cariocas ficarem decepcionados, pois não existe concorrência entre as duas cidades brasileiras.
— Rio e São Paulo são destinos que se complementam na viagem do turista estrangeiro, pois oferecem atrativos diferentes e de grande qualidade e que, por conta disto, não são concorrentes entre si. O turismo na capital paulista tem seus pontos fortes na gastronomia, nas compras e na vida cultural, que são mesmo itens de primeira qualidade e merecedores de reconhecimento, principalmente por complementarem brilhantemente a experiência do turista de negócios, a maioria entre seus visitantes — disse.
Na avaliação do secretário, o Rio ainda está bem cotado entre os viajantes.
—Para o Rio, é uma honra estar sempre em alta nessa premiação do TripAdvisor, que leva em conta justamente a "voz do povo". Em 2012, fomos escolhidos o melhor destino de praia e o melhor destino do país. Ano passado, o melhor da América Latina e o 17º melhor destino do mundo. Este ano, o site reconhece que o mundo inteiro irá se apaixonar pelo Rio em 2016 e ainda lista 760 opções de lazer na Cidade Maravilhosa — completou.
Na visão do presidente da Associação Brasileira da Indústria de HotéisHotéis
— É um momento ruim, em que estamos convivendo com muitos engarrafamentos e obras, certamente isso é percebido pelos turistas. Mas é uma fase que a cidade tem que enfrentar para nos prepararmos para os grandes eventos internacionais que vai receber nos próximos anos — disse Alfredo Lopes, acrescentando que o setor hoteleiro não ficou apreensivo com os dados — Em outras pesquisas, o Rio sempre está na frente e é apontada como uma cidade mais simpática.
Além dos congestionamentos, os preços abusivos praticados por restaurantes e hotéishotéis
— Num primeiro momento, temos os preços surreais que vem sendo cobrados na cidade, em contrapartida, São Paulo vem mantendo os preços mais dentro da realidade. Num segundo momento, temos a questão da prestação de serviços, que é muito superior em São Paulo. Mas temos que observar que a cidade é um destino para turismo de negócios e grandes eventos, pode ser que os consumidores que votaram sejam mais deste setor, o que explicaria o resultado também — opina o consultor e professor de turismo Bayard Boiteux.
Este ano, 500 destinos em 40 países foram reconhecidos como bons pelos turistas. Segundo o TripAdvisor, os ganhadores foram escolhidos com base na popularidade dos locais. O ranking é feito a partir de um algorítimo, que leva em conta a qualidade e a quantidade de avaliações positivas nos quesitos hotéis, restaurantes e atrações.
O Brasil tem doze cidades no ranking dos 25 melhores destinos sul-americanos. Nessa lista, o Rio aparece em quarto lugar, atrás de Buenos Aires, Cusco (no Peru) e São Paulo, respectivamente. O TripAdvisor tem mais de 150 milhões de avaliações e recebe mensalmente 260 milhões de visitas em todo o mundo.
Além de São Paulo e Rio, as cidades de Gramado, no Rio Grande do Sul; Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina; Curitiba, no Paraná; Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; Trancoso, na Bahia e Jericoacoara, também no Ceará, fazem parte da lista escolhida pelos visitantes do site.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/rio-de-janeiro-perde-posto-de-melhor-destino-para-sao-paulo-12141347.html#ixzz2yTrUPX1V
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala ae!!!