20 curiosidades sobre a higiene e a saúde na Itália

1.Aqui, na saúde pública, todo mundo tem um médico de família para ser atendido sempre que tiver algum problema, é gratuito. Quando é preciso fazer algum exame ou passar em um médico especialista deve ser recomendado pelo médico de família e para este, se paga um ticket de valor máximo de 36 euros. Em alguns casos se pode obter a isenção do ticket.
2.Estudantes estrangeiros podem se inscrever na saúde pública italiana pagando cerca de 150 euros anuais.
3.Turistas e estrangeiros sem seguro saúde ou sem inscrição no serviço público de saúde podem ter atendimento emergencial nos hospitais públicos ou nos prontos atendimentos chamados Guardia Medica.
3.O serviço de saúde pública não funciona bem em todas as regiões italianas.
4.Lombardia é considerada a melhor de toda a Itália, mas mesmo assim, algumas consultas com especialistas (endocrinologista por exemplo) pode demorar até 3 meses para serem marcadas.
5.Em Roma, esse tempo muitas vezes é mais que o dobro!!
6.Na Itália não existem planos de saúde privados. Mas se pode fazer uma consulta particular pagando um pouco mais do que se pagaria com um ticket público (às vezes bem mais).
7.O que se usa muito por aqui são as promoções de consultas médicas do site Groupon.
8.Grávida é isenta de todas as taxas de exames e consultas durante todo o pré-natal. E, após ter o bebê, mães de baixa renda, recebem do governo um "cheque" de pouco mais de 1500 Euros para os primeiros gastos com o bebê.
9.Parto normal aqui é prioridade. Cesárea só em caso de gravidez de risco.
10.O aborto é legal na Itália.
11.A Itália é famosa pela medicina preventiva, portanto é normal ir ao médico e ele recomendar não sair de casa ou não deixar de comer ou fazer alguma coisas. Remédio só em último caso.
12.Dentista aqui é caro e muitos ficam anos sem visitar um. Por isso é comum ver italiano (mesmo jovem!) banguela, com dentes ensebados e amarelados ou, com um (ou alguns) dente(s) podre(s). Claro, reflexo também da má higiene bucal por aqui! E não, você não vai se acostumar com isso!
Aliás, aqui nas propagandas de pasta de dente fala que os dentistas recomendam escovar os dentes 2 vezes ao dia (pois é!).
13.Não é comum ver um italiano com aparelho ortodôntico. Esse é recomendado só em caso extremo de correção de mordida, etc. Não é utilizado por estética como no Brasil.
14.Aqui Itália é comum usar o bidê (presente em todas as casas), que na verdade é mais usado para lavar os pés e as "partes", nos dias que não se toma banho.
15.Você leu bem: muitos italianos não tomam banho todos os dias, principalmente no inverno.
Assim como lavar os cabelos para eles é uma coisa esporádica (inclusive homens).
16.Se usa muito mais sabonete líquido do que o em barra para tomar banho. Esses em barra são mais difíceis de achar e não tem muita variedade de marca.
17.Aqui na Itália boa parte da população é idosa. 1 a cada 3 italianos é idoso e recebe aposentadoria.
18.O índice de mortalidade italiano é maior do que o de natalidade.
19.A maioria dos remédios se compra nas farmácias somente com receita do médico.
20.Muitos remédios essenciais quando receitados são pagos num valor simbólico (0,50-1 Euro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ae!!!