A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugura, na segunda-feira, 2 de dezembro, duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Com um total de 480 policiais militares que irão patrulhar 18 comunidades das novas UPPs (Lins e Camarista Méier), a ação vai beneficiar mais de 25 mil moradores dessas comunidades. A solenidade de inauguração acontecerá em um único evento, às 9h, na Rua Engenheiro Oscar Costa com acesso pela Rua Camarista Méier, no Lins.
O Complexo do Lins está ocupado pelas forças especiais da Polícia Militar — batalhões de Operações Especiais (BOPE), Choque (BPChq) e Operações com Cães (BAC) — desde 6 outubro de 2013. Na ocasião, a ação foi a primeira a receber um reforço da “tropa da paz” com 70 policiais da CPP, já iniciando no período de ocupação o chamado policiamento de proximidade, serviço que só começa após a instalação das UPPs.
UPPs Lins e Camarista Méier
A UPP Lins contará com o comando do Capitão Marlow Rocha, 33 anos, e tem um efetivo de 250 policiais. No Lins, a UPP terá a sede instalada na Rua Dona Francisca, 225 e ainda terá duas bases avançadas: uma na Cachoeirinha e outra no Encontro.
Já a UPP Camarista Méier contará com 230 militares, sob o comando do Tenente Gustavo Matheus, de 28 anos. A unidade tem sede na Rua Engenheiro Oscar Costa, 740, e terá também três bases avançadas: Outeiro, Morro do Céu Azul e Cachoeira Grande.
Comunidades atendidas
A UPP Lins atenderá as subcomunidades Bacia, Cotia, Amor, Barro Vermelho, Barro Preto, Vila Cabuçu, Dona Francisca, Encontro e Cachoeirinha. Já a UPP Camarista Méier será responsável pelo policiamento das localidades Cachoeira Grande, Santa Terezinha, Nossa Senhora da Guia, Morro do Céu Azul, Pretos Forros, Ouro Preto e Outeiro.
Os 480 policiais das duas UPPs passarão a interagir no cotidiano de aproximadamente 25 mil moradores desses lugares, conforme levantamento feito pelo Instituto Pereira Passos com base no Censo 2010.
Perfil dos comandantes
O Capitão Marlow Rocha é formado em Direito pela Universidade Castelo Branco e está na Polícia Militar, há 11 anos. Ele trabalhou no 8º BPM (Campos) e esteve por dois anos na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap, até assumir o comando da UPP Cidade de Deus, onde permaneceu por dois anos. A vasta experiência no chamado policiamento de proximidade colocou o Capitão Marlow à frente da UPP Batan, uma das pioneiras do processo de pacificação, onde esteve por um ano.
Já o Tenente Gustavo Matheus está na Polícia Militar há sete anos. Iniciou sua trajetória como oficial no 31º BPM (Barra da Tijuca) e passou pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Em 2011, foi destacado para a UPP Cidade de Deus, onde foi subcomandante por dois anos. O Tenente Matheus também é um dos multiplicadores do Curso de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg).
Ficha Técnica:
Inauguração das UPPs
Dia: 2 de dezembro de 2013 (segunda-feira)
Horário: 9h
Endereço: Rua Engenheiro Oscar Costa, s/nº, com acesso pela Rua Camarista Méier
Ponto de referência: próximo ao ponto final do ônibus 247
UPP Lins
Comandante: capitão Marlow Rocha
Efetivo: 250 policiais
População Estimada: 8.850 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos – IPP)
Localidades atendidas: Lins, Encontro, Bacia, Cotia, Amor, Barro Vermelho, Barro Preto, Vila Cabuçu, Dona Francisca e Cachoeirinha
Endereço da sede: Rua Dona Francisca, 225, Lins.
UPP Camarista Méier
Comandante: tenente Gustavo Matheus
Efetivo: 230 policiais
População Estimada: 16,3 mil habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos – IPP)
Localidades atendidas: Camarista Méier, Cachoeira Grande, Santa Terezinha, Nossa Senhora da Guia, Morro do Céu Azul, Pretos Forros, Ouro Preto e Outeiro
Endereço da sede: Rua Engenheiro Oscar Costa, 740, Camarista Méier.
Fonte: Site daPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala ae!!!