Você lembra do primeiro Big Brother Brasil?

 Big Brother Brasil 1 


A primeira temporada do Big Brother Brasil (BBB1) estreou em 29 de janeiro de 2002, sendo exibida até 2 de abril de 2002. Foi apresentada por Pedro Bial e Marisa Orth e dirigida por José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho.

A edição terminou com a vitória do dançarino Kleber de Paula, que recebeu 68% dos votos. O prêmio foi de meio milhão de reais sem desconto de impostos.

O BBB1 foi lançado poucas semanas depois de concluída a primeira temporada da Casa dos Artistas, sucesso do SBT, e tinha como diferencial a proposta de elevar pessoas "comuns" a celebridades. Ainda que nenhum dos participantes do BBB1 fosse familiar do grande público, não demoraram a surgir questionamentos sobre os critérios de seleção dos participantes.

Como não tinham muita noção do que se podia falar dentro da casa, os participantes soltaram informações cruciais sobre suas vidas fora da casa. Kleber "Bambam" de Paula já havia feito figurações em programas da Globo, como o Zorra Total, e já foi dançarino do Planeta Verão, programa comandado por Xuxa Meneghel. André "Gabeh" Carvalho também já havia cantado em um programa de Xuxa anos antes. Helena Louro já tinha participado de um filme com Gracindo Jr. (A Hora Marcada, de 2001) em que ela cedia favores sexuais ao mesmo em troca de vantagens. Vanessa Pascale e Bruno Saladini também já haviam aparecido em catálogos de moda e trabalhavam na mesma agência de modelos, assim como Helena. Leka já havia concedido entrevistas no programa Amaury Jr., então na Rede Record.

O BBB1 foi o único que começou com dois apresentadores: o jornalista Pedro Bial e a atriz Marisa Orth. A saída de Marisa Orth se deve à inexperiência da atriz como apresentadora, na época, marcada por duas gafes cometida ao vivo em 2 e 3 de fevereiro. Na primeira, o Líder da semana, Sérgio, deveria indicar quem iria para o "paredão". Marisa anunciou, antes do próprio participante, que Caetano era o indicado, deixando o Líder em saia justa. Já a segunda, que aconteceu no dia seguinte, a apresentadora anunciou o eliminado da semana (Caetano) antes da hora prevista. Para não desaparecer repentinamente do programa, Marisa Orth aparecia no telão da casa todas as sextas-feiras para conversar com os competidores, como uma espécie de psicóloga, tirando algumas confidências dos moradores.

Com 64 dias de confinamento, é a temporada mais curta do Big Brother Brasil.

No jogo, alguns participantes não tinham grupos de afinidade concluída como nas temporadas de hoje. Adriano e Estela serviam como uma dupla no jogo. Já Bruno, Kleber e Xaiane eram um trio. Com a eliminação de Xaiane, Alessandra serviu como substituta. Helena era a isolada da edição. Sergio servia como um "posto avançado" entre os participantes, sendo que era mais próximo de Vanessa e André. Cristiana era um tanto próxima do grupo de Kleber, porém acabou se enturmando com Helena.

O termo "paredão" foi criado pelo participante Adriano Castro logo nos primeiros dias de programa, anteriormente o ato de ser indicado para eliminação era denominado como "berlinda".

O programa registrou em sua estreia uma audiência explosiva de 49 pontos, número esse que foi batido já no dia seguinte ao alcançar 53 pontos. Ao longo da temporada, a audiência foi oscilando entre 38 e 50 pontos, o que a fez ser um sucesso em relação aos números de audiência, já que na época a Rede Globo exigia para o horário médias de 35. Em sua final, a primeira edição do reality alcançou uma audiência histórica (e até o momento nunca registrada por nenhuma outra final do programa) de 59 pontos, chegando ao pico de 64 e 76% dos televisores ligados no momento que consagrou Kleber Bambam como o grande campeão.

O vencedor Kleber Bambam voltaria a competir no Big Brother Brasil 13, desistindo do programa após apenas 5 dias de confinamento naquela edição.

Participantes:


Kleber de Paula Pedra

Vanessa Melanie Pascale Ekypenyong Walborn

André Batista de Carvalho

Antonio Sergio Tavares Campo

Alessandra Begliomini

Estela Padilha

Adriano Luiz Ramos de Castro

Helena Louro

Cristiana Carvalho Mota Machado

Bruno Saladini Trautvetter

Cristiane Souza Dantas (Xaiane)

Caetano Zonaro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ae!!!