Vídeo @gaeltavaressilva no TikTok!
Os bebês nascem com uma área da cabeça mais mole. Mas você sabe qual a finalidade da moleira da criança? Confira a seguir!
O que é a moleira do bebê?
A moleira do bebê, também chamada de fontanela, é uma membrana fibrosa que ocupa os espaços entre os ossos do crânio. Esta membrana fica na frente e atrás da cabeça, para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto.Além disso, o crescimento cerebral mais importante se dá no primeiro ano de vida, e as moleiras existem para comportar esse desenvolvimento.
Como deve ser a moleira?
Quando o bebê está deitado, as moleiras são normalmente planas, ou então levemente deprimidas quando ele está em posição vertical. Tais áreas podem pulsar com movimentos sutis de elevação, o que não deve causar preocupação, pois são resultado da pressão arterial do cérebro.
Cuidados necessários
O principal cuidado é realizar consultas periódicas com o pediatra do bebê, para que ele verifique se a moleira está se desenvolvendo de maneira correta.
Além disso, é importante não apertar ou exercer pressão sobre a fontanela, além de ficar atento ao surgimento de algum sinal de alerta, como:
- Moleira pulsando com mais pressão: ocorre quando a criança apresenta cólicas, tosse ou febre.
- Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias.
- Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.
Quando a moleira fecha?
A moleira posterior se fecha no segundo mês de vida, e a anterior se fecha por volta dos 18 meses. Se esta fechar antes de um ano ou este processo demorar muito, é importante consultar um pediatra.Confira as etapas de fechamento da moleira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala ae!!!