Sargento que criou a ‘UPP’ da Praça Seca é afastado!

Idealizador da ‘UPP da Milícia’ na Praça Seca, o sargento Ronald César Força, do Batalhão de Choque, foi afastado do policiamento de rua por ordem do comando da PM, após O DIA mostrar ontem que o policial transformou a casa da família na Rua Parintins, na Favela da Chacrinha, numa base da milícia liderada pelo ex-sargento Luiz Monteiro Doem. Ele pintou paredes e muros nas cores azul e branca — bem semelhantes aos tons usados pela Polícia Militar — e cunhou a expressão ‘UPP’ na fachada e no muro lateral da residência, em referência à Unidade de Polícia Pacificadora.

O sargento Força é investigado num Inquérito Policial Militar (IPM), aberto após investigação preliminar da Coordenadoria de Inteligência da PM, em junho. Nesta segunda-feira, ele foi novamente ouvido no processo. O agente é acusado de transportar armas e milicianos do bando de Doem e usar a casa para reuniões do grupo, além de hospedar paramilitares de outros bairros.



Atuação em protestos

Ronald Força, segundo o coronel Cláudio Costa, relações públicas da PM, vai realizar apenas serviços burocráticos enquanto durar o IPM. Ele atuava no policiamento motorizado e, inclusive, trabalhou nas ruas durante as manifestações de protesto de junho. O IPM está correndo sob sigilo e, inicialmente, tem o prazo estipulado de 40 dias para a conclusão.Atuação em protestos.
Leia mais em O Dia Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ae!!!